| DOM HÉLDAR CÂMARA, 100 ANOS |

VIANEXO
“Um profeta, homem que viu o mundo com os olhos de Deus”.
No dia 07 de fevereiro deste ano completou-se o centenário do nascimento de Dom Hélder Câmara, ocorrido em 07 de fevereiro de 1909. Nascido em Fortaleza, Ceará, no seio de uma influente família de jornalistas, advogados, políticos e professoras.
O jovem Hélder Pessoa Câmara foi ordenado sacerdote em 1931, aos "22 anos e meio". Desde o início, Hélder Câmara combinou o seu apostolado com a ação política e, já em 1932.
Na década de 1940, propôs e organizou uma vigorosa participação do laicato católico na vida política do país através dos movimentos de Ação Católica, com ênfase nos específicos para a juventude, a exemplo da Juventude Operária Católica (JOC) e da Juventude Universitária Católica (JUC).
Neste mesmo período, agregou os bispos brasileiros na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). E, na condição de representante do episcopado brasileiro, na época, levou Dom Hélder a apoiar o Movimento de Educação de Base (MEB), ligado à CNBB e financiado pelo Governo Federal, que se constituiu como uma iniciativa inédita dos católicos no campo da educação popular.
Como arcebispo de Olinda e Recife e bem-relacionado com a cúpula militar, que tomaria o poder no país após o golpe de 1964, assume uma difícil posição de "neutralidade e expectativa" que o leva a se encontrar várias vezes com os presidentes Castelo Branco e Costa e Silva. Dom Hélder teve a coragem de dizer “não” aos poderosos ao denunciar publicamente que o Regime Militar promovia torturas e o extermínio físico de membros da oposição ao governo.
No plano internacional, Dom Hélder contribuiria para a fundação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e, nos bastidores do Concílio Vaticano II (1962-1965), trabalharia em favor de reformas internas na Igreja Católica, mas procurando não entrar em confronto com as orientações do Papa Paulo VI, com quem mantinha uma grande amizade. Requisitado conferencista internacional, a defesa que fazia pelos direitos humanos.
Dom Hélder faleceu em Recife no dia 27 de agosto de 1999. Como exemplo de vida nos deixou a sua capacidade inigualável de dialogar e conviver com pessoas comuns, grupos políticos e até religiosos que o consideravam como adversário. Transmitiu-nos sua firmeza para denunciar desmandos e para propor mudanças sociais profundas, inclusive na estrutura da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este BLOG |VIANEXO|
Volte sempre! Divulgue entre seus amigos!

 

| IPs |

IP

| SEGUIDORES |

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO